Como foi meu processo de mudança para Berlin?

Amigos,

Durante estes dois meses que estou aqui em Berlin, recebi algumas mensagens questionando como foi o processo para vir para Berlin e como é trabalhar aqui na Europa.

Bom vamos lá, primeiro gostaria de dizer que o que vou compartilhar aqui é referente a minha experiência e ocorreu no final de 2016. (isto porque os processo mudam com frequencia)

1- Como é trabalhar na Europa?

Cara, é bem legal… e ao mesmo tempo muito … muito diferente do Brasil, a começar pela cultura, no Brasil estamos acostumados a interagir mais com as pessoas e colegas de trabalha (no horário de trabalho), aqui não é bem assim…
você não verá seus colegas de trabalho parando as atividades diversas vezes ao dia para tomar um café ou simplesmente bater um papo para descontrair… aqui a galera é muito concetrada na atividade… minha opnião, produzem mais do que a gente no Brazil.

Horas extras também é bem raro, eles valorizam muito a família, então o chopp depois do trabalho também não é muito comum entre os nativos…. raramente os estrangeiros fazem um happy hour.

Os chefes não ficarão no seu pé, mas você deve cumprir a sua tarefa no tempo estipulado.

Outra coisa que é bem diferente é o respeito ao horário, se você marcar uma reunião para as 10:00AM, as 9:59 TODOS estarão na sala e as 10:00 comecará a reunião, existe um ditado aqui que é “se você não respeita a hora que é gratuíta, não respeitará um contrato que tem valores!“. Portanto se você planeja vir para Europa, mude o péssimo hábito que nós brasileiros temos com horário.

Em relação a segurança, terrorismo e bla.. bla.. bla… honestamente ainda me sinto muito mais seguro aqui, estatísticamente o transito de São Paulo mata mais do que os atentados ou até mesmo uma guerra, logo você está mais propenso a sofrer algum tipo de atentado a sua vida aí em SP do que aqui na Europa.

Eu ja estava aqui em Berlin no incidente do mercado de natal em Berlin, no dia seguinte ninguém comentava sobre o assunto, ninguém dá ibope para esses malucos…

Agora a parte boa, todos os finais de semana me fazem pensar que fiz uma boa decisão, apesar da saudade da familia, amigos e até de comidas brasileiras 🙂 .

Todo o lugar tem uma praça enorme (e bem tratada) com alguma igreja histótica, ou museu etc… por falar em museu, vi uma reportagem que somente em berlin existem mais de 150 museus!!!!

Então a parte cultural é algo que estou curtindo muito…

O custo de vida aqui é relativamente baixo (exceto o aluguel que é meio carinho), e o transporte público funciona muito bem… ao ponto de dizer que em SP não temos transporte público, temos um meio de locomoção….. aqui você sabe a hora que o transporte chegará ao destino… é religiosamente rigoroso com o horário.

Os carros são relativamente baratos, apesar de não ter a necessidade devido a boa qualidade do transporte público… esta semana vi uma Jaguar xtype seminova por 29K Euros, no BR certamente custaria o valor de um AP 🙂

Eu aluguei uma BMW serie 5 para vir de Frankfurt para Berlin, e tive o prazer de dirigir na Autoban, a famosa pista sem limites de velocidades, na verdade em diversos pontos existem limites sim… (entre 90 e 130KM) depois disto é cada um por si :), lembro que estava a 160Km/H e diversos carros passavam por mim como se eu estivesse a 60 km/H, a pista é muito segura… é algo que todos devem fazer antes de morrer :).

A comunidade Brasileira é muito grande, então você não se sentirá só aqui.

Mas novamente, ser expatriado não é algo fácil, a saudade, depressão, tristeza..etc será algo constante ao menos nos 6 primeiros meses….

2- Como foi o processo de mudança?

Tudo ocorreu através do Linkedin, uma empresa americana me enviou uma proposta, mas como o visto americano demora a sair, me ofereceram uma posição aqui em Berlin, como eu e minha esposa adoramos a Europa, foi fácil decidir.

Após ter o contrato de trabalho em mão, você precisa se aplicar para o visto de trabalho, a Alemanha ainda consegue ser mais burocrática que Brasil, tive que preencher diversos formulários, traduzir documentos escolares e pessoais para alemão (dica, tradução juramentada e você deve apostilar), após isto foi só marcar a entrevista no consulado alemão, no dia da entrevista me foi informado que a resposta do visto demoraria alguns meses, mas para minha surpresa recebi a mensagem após 2 horas 🙂

Depois disto foi só comprar a passagem e correr com burocracia para trazer o cachorro (e é muito burocrático).

Ao chegar aqui, você deve dar continuidade no processo do visto, no Brasil você recebe um visto temporário (geralmente 180 dias) e ao chegar aqui você deve dar entrada no visto definitivo (no meu caso o Bluekart).

Aqui é bem burocrático como eu mencionei, ao chegar aqui você tem 2 semanas para fazer o anmeldung (um tipo de registro na prefeitura), ai começa a saga, para fazer o anmeldung você precisa ter um casa (alugada ou propria) mas para alugar uma casa você precisa ter o anmeldung, ficou fácil explicar o deadlock 🙂

Eu aluguei um airbnb e pedi para o landlord assinar o meu anmeldung, após isto começa o outro processo chato que é alugar a casa, que é bem diferente do Brasil. Aqui eles anunciam a casa e agendam um dia especifico para a visitação, neste dia terá várias familas olhando media de 6 familias, algo insano mesmo… ai o dono do imóvel vai escolher para quem ele quer alugar!!!!

Então se você ja sabe que sofrerá um pouco para alugar um casa…..

Bom, foi bem resumido, mas acredito que servirá como exemplo para quem pensa em expatriação.

Dica do Marcelo:

Se você preencher TODOS os requisitos abaixo, você está apto a ser expatriado, caso contrário, volte ao estudos e se prepare um pouco mais.

[  ] how about your English skills?
Sem inglês, esquece… nunca será expatriado, a não ser que vá para paises lusofonos.

[  ] Universidade concluída.
Outro ponto importante, o visto depende muito da universidade e tempo de estudos, geralmente o Tecnólogo não é aceito, se você tem tecnologo, seria interessante fazer uma pós em uma boa faculdade… talvez passe um pano na falta de um curso com formação minima de Bacharel.

[  ] Quero mudar de vida, não ficar rico.
Europa tem muita oportunidade, mas ficar rico do dia para noite só sendo político no Brasil. Os impostos aqui são bem elevados, mas você tem tudo de volta em forma de serviço….

[   ] Consigo viver longe da família.
Se você tem a necessidade de ver sua familia todos os finais de semana, talvez isto pesará no seu sucesso na expatriação.

[  ] Respeito a cultura e diversidade dos outros.
O Europeu nao liga muito para mostrar que tem dinheito, pelo contrário ele não gasta, ele poupa muito, ele preza pelo seu conforto  e ideologia, entao ele anda como quer, veste o que quer, e ninguém o condenará por isto.

Existem muito mais pontos, mas se você conseguiu assinalar todos estes itens, meus parabéns, agora só lhe resta a job offer o Linkedin pode te ajudar.
Aqui em Berlin existe muita oportunidade.

 

Bom é isto por enquanto, caso tenham mais dúvidas, me mande mensagem… ficarei feliz em ajudá-lo….

 

Abraço

Marcelo Fernandes

 

 

13 comentários sobre “Como foi meu processo de mudança para Berlin?

  1. Pingback: Como foi meu processo de mudança para Berlin? – DBA4All

  2. Luiz Vitor França Lima

    Parabéns e sucesso nesse novo desafio Marcelo! Ótimo Post!

    OBS: Dica para um post futuro: falar das mudanças na sua vida (pessoal e profissional) e do aprendizado após um certo período de tempo (por exemplo, 1 ano).

    Abraço,
    Luiz Vitor

    1. Prima
      Como tudo na vida sempre contamos com apoio de algumas pessoas… no meu caso existe um grupo de brasileiros em Berlin no Facebook, este grupo me ajudou muito com os processos de visto, aluguel de casa, burocracia de registros em Berlim… etc..
      E também tive algumas ajudas especiais de amigos e familiares que me apoiaram e ajudaram na decisão de aceitar este novo desafio…

  3. Pingback: Êxodo profissional do Brasil – Edvaldo Castro

Deixe um comentário

